BIOGRAFIA


Marina Palácio

Nasceu em Lisboa em 1971. Poeta, naturalista (aprendiz) e amante de livros, lobos, pássaros, árvores, ventos e de silêncio. Ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora das «Oficinas de Leitura e Criatividade - Educação pelo Livro, Arte e Natureza» (desde 2009). Cria este ano a editora “O Lobo e o Vento”- edições para leituras poéticas, naturalistas/selvagens/silvestres e sensíveis!, para desenvolver os seus projectos literários e gráficos. Esta comunicação poética que estabelece ao longo dos anos com os seres vivos, que lhe permite descobrir histórias da fauna, flora e outras formas de vida, nas madrugadas e nos crepúsculos de Portugal e do mundo.

> LIVROS (ILUSTRAÇÃO E BANDA DESENHADA) - MEDIAÇÃO DE LEITURA CRIATIVA E ARTÍSTICA

Está ligada ao Teatro Passagem de Nível há mais de vinte anos, e tem colaborado como aderecista, figurinista, designer gráfica, e também, na criação de ambientes plásticos. O curso de actor-marionetista reforçou o seu interesse pela experimentação e cruzamento das expressões artísticas.

O projecto «Tratado do Esquecimento» é um exemplo, que envolveu cinco anos de criação integrada. Este projecto partiu de quatro contos originais que resultaram num álbum de banda desenhada e numa exposição de originais de BD e de objectos ilustrados. Convidou um contador de histórias e outros criadores para o registo fotográfico, vídeo, desenho sonoro que resultaram numa posterior exposição a que chamou «Fragmentos do Esquecimento». Realizou e criou os ambientes gráficos para a curta-metragem de animação «No Ponto Mais Alto da Lua», um filme inspirado no Universo do «Tratado do Esquecimento» e com ele encerra o projecto.

 

> LIVROS PARA A INFÂNCIA 

Tem escrito e ilustrado diversos livros para crianças, recebendo o Prémio de Ilustração do Festival de BD da Amadora – Melhor Ilustração Infantil 2003 pelas ilustrações do livro «O Circo da Lua».

 

> PROJECTOS ARTÍSTICOS RELACIONADOS COM LITERATURA 

Fez adereços e figurinos para teatro de marionetas "Lua Cheia - Teatro Para todos" e teve a experiência em trabalhar numa escala “mil vezes maior” que as das suas ilustrações através da concepção do ambiente plástico do espectáculo de novo-circo Lua!, uma adaptação do livro «O Circo da Lua», que ilustrou.

 

> OFICINAS DE LEITURA E CRIATIVIDADE – EDUCAÇÃO PELO LIVRO, ARTE E NATUREZA | Mediação de Leitura Artística e Criativa

Desde 2009, tem criado e orientado as Oficinas de Leitura e Criatividade – Educação pelo Livro, Arte e Natureza para crianças (e pontualmente para adultos), contando com 22 oficinas “em carteira”, viajando por todo o país, e alguns países europeus e africanos, em escolas (públicas e privadas), bibliotecas (escolares e municipais) e entidades culturais.  

Gosta de cruzar conceitos e materiais não convencionais, sensibilizando para as diferentes formas de leituras dos Livros e do Mundo através da criação de laboratórios plásticos, ilustração, natureza, ciência, humanismo. Ao provocar estas experiências estéticas, poéticas, sensoriais e imaginativas pretendo ajudar a florescer Leitores inteligentes, empáticos, curiosos, culturalmente criativos e ativos na nossa sociedade e no mundo. Acredita mesmo, que “Ser Criativo” é uma ferramenta para a vida.


> LIVROS IMPOSSÍVEIS

Criou o projecto «Massa Folhada – ensaios gráficos, afectivos e lúdicos», uma colecção de livros de autor de tiragem limitada que conta com dois recheios.

 

> ILUSTRAÇÃO AO VIVO 

 Desenhou ao vivo com a "Orquestra Gulbenkian" no concerto comentado «O Pedro e o Lobo», de Prokofiev e «Baba-Yaga», «Kikimora», «O Lago Encantado», de Liadov integrado no programa Descobrir a Música da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde então, tem colaborado pontualmente com o serviço educativo.

 

 

> PERCURSOS ARTÍSTICOS E LITERÁRIOS 

 Desde 2015, a convite de entidades culturais, tenho criado percursos artísticos em diversas regiões do país a partir de residências artísticas envolvendo as comunidades locais, com o objectivo de criar leituras poéticas, criativas e empáticas com as paisagens, cruzando também, com literatura e características identitárias/culturais dos lugares. Já foram criados oito percursos, e três deles, podem ser experimentados autonomamente (através de um kit gráfico portátil acompanhado de um "caderno de campo" criado para esta experiência sem mediação física) por grupos escolares, famílias, e outros formatos de público: 

01-  «O Incrível Percurso no Vale dos Lobos Azuis!», na Aldeia Lapa do Lobo | F. L. L. (2016);

02-  «O Espantoso Caminho das Árvores-biblioteca!», na Vila Nova da Barquinha | Caminhos (2017);

03-  «Catálogo poético de produtos “únicos”, e outras curiosidades, do comércio tradicional de Abrantes, em Abrantes | Caminhos (2017);

04-  «O Caminhos dos Mistérios?», na Vila Medieval de Ourém | Caminhos (2017);

05-  «O Inesperado Caminho nas Asas das avós-ninfa!», em Constância  | Caminhos (2018); 

06-  «Catálogo poético de produtos “únicos” do comércio tradicional da Gafanha da Nazaré! | Casa da Cultura de Ílhavo (2019); 

07-  «O Incrível Caminho das Árvores-biblioteca!», na Vila Sever do Vouga | CAE Sever do Vouga (2019); 

08-  «O Extraordinário Caminho das Árvores-bibliotecas!», no Parque Ambiental de Santa Margarida  | PASM (2020).

09-  «O Imprevisível Jogo no Caminho do Freixo!», na Aldeia do Freixo – Marco de Canaveses | Aldear 2021;

10-  «O Caminho das Biografias Extraordinárias de Folgoso» | Aldear 2021;

11-  «O Catálogo poético de produtos “únicos” (e outras curiosidades) do comércio tradicional de Guimarães!  (2021).

 

> OUTROS PROJECTOS ARTÍSTICOS E LITERÁRIOS COMUNITÁRIOS

Tem criado projectos poéticos e performativos para diversos eventos culturais, envolvendo a comunidade local, como por exemplo, o projecto «Casa Aberta – 10 raros habitats» e «As Árvores-viajantes!», integrado na programação “Rádio Faneca 2019”, organizado por 23 Milhas.


> EXPOSIÇÕES DE ILUSTRAÇÃO

Tem participado em diversas exposições colectivas de ilustração, mais recentemente nas diversas edições do PIM! - (Fólio Ilustra – Festival Literário de Óbidos) MOTIM - Movimento de Ilustração Portuguesa, no Museu de Pontevedra (2019).

«A Ria do Silêncio – Respiração e Desenhos Bioluminescentes», é a exposição de ilustração individual mais recente e foi inaugurada a 3 de Maio de 2019, integrada na programação do Ilustração à Vista, organizado por 23 Milhas - Câmara Municipal de Ílhavo.

 

> CINEMA DE ANIMAÇÃO

É sócia do Grupo Lobo, e em 2014, realizou a sua segunda curta-metragem de animação, intitulada Raquel Silvestre, a Pastora com o objectivo de contribuir para a conservação do lobo ibérico e do seu habitat em Portugal. Em 2015, foi premiada pelo Júri Infantil do InShadow - 7º Festival de Vídeo, Performance e Tecnologias com o galardão de Melhor Filme de Animação.

 

> Estuda e pratica artes marciais chinesas e japonesas.


Bibliografia:

PALÁCIO
, Marina - Tratado do Silêncio. Lisboa: Edições o Vento e o Lobo!, 2022.

GAGO, André; PALÁCIO, Marina - O Circo da Lua. 6.ª edição. Alfragide: Editora Asa, 2013. Plano Nacional de Leitura
Prémio de Revelação APE/IPLB  de Literatura para a Infância e Juventude 2000
Prémio de Ilustração do Festival de BD da Amadora - Melhor Ilustração Infantil 2003

GALAMBA, Domingos; PALÁCIO, MarinaO Livro da Ilusão, Alfornelos: Teatro Passagem de Nível, 2004. 

MENDES, José Maria Vieira; PALÁCIO, Marina - O Taco, o Paco e eu. Porto:  Edições Afrontamento, 2004. Plano Nacional de Leitura

MORAIS, Maria; PALÁCIO, Marina – A Mãe Galinha. 1.ª edição. Porto: Quidnovi, 2008.

PALÁCIO, Marina - Tratado do Esquecimento. 1.ª edição. Porto: Edições Afrontamento e Bedeteca de Lisboa, 2003.

PALÁCIO
, Marina - No Reino das Sardas. Lisboa: Conversas de Rua Associação, 2005.

PALÁCIO, Marina; MIGUEL Sandra – Um Moscatel Esquisito. Coleção Massa Folhada, 2005.






Sem comentários:

Enviar um comentário