PROJETOS TRANSDISCIPLINARES

TRATADO DO ESQUECIMENTO (2002) | Livro | Exposição | Performance | Fotografia | Documentário | Curta metragem de animação
Tratado do Esquecimento, conceito de Marina Palácio que envolveu cinco anos de criação integrada com a colaboração de uma vasta equipa. Este projeto foi acolhido pelo João Paulo Cotrim (Bedeteca de Lisboa) e partiu de quatro contos originais que resultaram num álbum de banda desenhada e numa exposição - Tratado do Esquecimento - constituída por originais de banda desenhada, objetos ilustrados e performance no Reservatório da Patriarcal (Museu da Água - EPAL). 
Para colaborar neste projeto foram convidados: Jorge Silva (design gráfico do livro e material gráfico das exposições); Dina Nunes (atriz), Gonçalo Lopes (ator), Maria Vidal (artista plástica); António Fontinha (contador de histórias para interpretar o Jogo da Viagem); João Mariano (fotógrafo para registar a performance); Pedro Sena Nunes (realizador de cinema para realizar um documentário); Carlos Guerreiro (designer gráfico para criar o desenho sonoro das exposições); Raquel Vidal (criação do vestido); Patricia Palácio, Isabeau, Marcos Vidal ("iluminadores humanos"). Os resultados de todos estes registos foram apresentados numa posterior exposição - Fragmentos do Esquecimento -, na Bedeteca de Lisboa. Em 2007 conclui a realização da curta-metragem de animação No Ponto Mais Alto da Lua inspirado no universo do Tratado do Esquecimento.

ALGUNS ORIGINAIS E OBJETOS ILUSTRADOS PRESENTES NA EXPOSIÇÃO TRATADO DO ESQUECIMENTO (Reservatório da Patriarcal - EPAL)


ALGUMAS FOTOGRAFIAS CAPTADAS POR JOÃO MARIANO DURANTE AS PERFORMANCES REALIZADAS NA EXPOSIÇÃO TRATADO DO ESQUECIMENTO. REGISTOS POSTERIORMENTE APRESENTADOS NA EXPOSIÇÃO FRAGMENTOS DO ESQUECIMENTO (Bedeteca de Lisboa)










ALGUNS PLANOS DO STORYBOARD DA CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO NO PONTO MAIS ALTO DA LUA (Realização: Marina Palácio | Produção: Zeppelin Filmes)




































© Marina Palácio » Todos os direitos reservados